Residência Oficial de Águas Claras

residencia
Vista aérea da Residência Oficial de Águas Claras em 03/12/1971. Foto: Arquivo público do Distrito Federal

Com 5.640m², a Residência Oficial de Águas Claras (ROAC) foi construída em 1.961 e, antes de ter esse nome, já foi chamada de Granja Modelo 5, Residência Vicente Pires, Granja Águas Claras e, atualmente, Residência de Águas Claras.

Durante a década de 60, apesar de sua estrutura agrícola, a Granja inicialmente serviu de moradia para o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Randall Espírito Santo, e da então prefeitura do Distrito Federal em eventos sociais. Durante esse mesmo período, a GM 05 – Águas Claras, tornou-se a Residência Oficial do Prefeito de Brasília, e mais tarde residência do Governador do Distrito Federal.

Onze governadores já residiram na ROAC: Elmo Serejo Farias, Aimé Alcibíades Silveira Lamaison, José Ornellas de Souza Filho, José Aparecido de Oliveira, Joaquim Roriz, Wanderley Vallim, Cristovam Buarque, Maria de Lourdes Abadia, José Roberto Arruda, Agnelo Queiroz e, atualmente, Rodrigo Rollemberg. Durante todos esses mais de cinquenta anos, a Residência tem sido sede de diversos eventos do alto Escalão do Governo do Distrito Federal e do Executivo Federal, em alguns momentos pontuais.

Endereço: EPTG NORTE – ÁGUAS CLARAS – DF – CEP 71921-000
Telefone: – (61) 3961 – 4800