Começa o II Festival de Ópera de Brasília

Evento promovido pelo Governo do Distrito Federal democratiza o acesso a superproduções culturais. La Bohème, Cavalleria Rusticana e Carmen estão na programação

25 de Maio de 2012 - 18:55
Foto Divulgação/Secretaria de Cultura Começa o II Festival de Ópera de Brasília

Pelo segundo ano consecutivo, o GDF oferece aos brasilienses a oportunidade de assistir gratuitamente a um espetáculo cultural de altíssima qualidade, com artistas consagrados, cenários e figurinos de primeira. Começa hoje (25), na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, o II Festival de Ópera de Brasília. Sob a regência do maestro Claudio Cohen, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro apresentará a ópera La Bohème, de Giacomo Puccini. A programação inclui ainda Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, e Carmen, de George Bizet, atrações do próximo mês.

“Valorizamos a nossa programação porque durante o I Festival de Ópera a sociedade acolheu o evento com grande entusiasmo. Nós tivemos casa cheia em todos os dias e isso significa que Brasília tem público para a ópera”, avaliou o governador Agnelo Queiroz.

Para o secretário de Cultura, Hamilton Pereira, a realização desta segunda edição significa um passo importante para a consolidação dos espetáculos na capital federal. “Estamos com uma agenda nova para que a capital do país tenha espaço, gratuitamente, para essa expressão cultural normalmente tão cara, com a qualidade que a orquestra sinfônica assegura”, concluiu Pereira.

O II Festival de Ópera de Brasília homenageará a premiada produtora cultural Asta Rose Alcaide, criadora de projetos de incentivo a jovens cantores e atuante em montagens cênicas como, por exemplo, a Flauta Mágica, em1982, entre outras. A expectativa da Secretaria de Cultura é receber 10 mil pessoas durante a programação do festival. A entrada obedecerá à ordem de chegada.
Na montagem das óperas, além da participação de solistas e intérpretes, a orquestra será acompanhada por um coral brasiliense de 60 vozes, formado por adultos e crianças, montado especialmente para o evento.

La Bohème – dias 25, 26 e 27/05 Horário: sexta e sábado às 20h e domingo às 18h
Cavalleria Rusticana – dias 08, 09 e 10/06 Horário: 20h
Carmen – dias 21, 22, 23 e 24/06 Horário: quinta, sexta e sábado às 20h e domingo às 17h

Saiba mais sobre cada ópera:

La Bohème

Narra a realidade de um grupo de quatro jovens – Rodolfo, Mimi, Musetta e Marcello – que moram juntos e enfrentam as mazelas do início da vida adulta, sem muito dinheiro e conforto precário nos subúrbios de Paris, no início do século 19. O espetáculo começa em uma noite fria de Natal, quando a sorte dos jovens parece mudar. Durante as comemorações, porém, começam as manifestações de paixão, romance e intrigas.

Cavalleria Rusticana

Ópera em ato único de Petro Mascagni, estreada em 17 de maio de 1890, no Teatro Costanzi, em Roma. É dividida em duas partes, separadas por um intermezzo, mas se apresentam em cena contínua. O espetáculo se passa durante as comemorações de Páscoa e conta a história de amor, traição, vingança e machismo entre os casais Turiddu e Santuza e Alfio e Lola.

Carmen

A ópera em quatro atos do compositor francês George Bizet estreou em 1875, em Paris. Nessa história, a cigana Carmen, o soldado José e o toureiro Escamillo formam um triângulo amoroso baseado em amor, ciúme doentio e morte.

Confira a programação completa no site da Secretaria de Cultura.

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Notícias Cultura, Esporte e Turismo Começa o II Festival de Ópera de Brasília