Menu Geral
Menu Agência Brasília

Sejus realiza I Seminário Nacional dos Direitos das Vítimas de Violência

Ciclo de palestras discutirá impactos das agressões no DF

Sejus
6 de Agosto de 2012 - 17:16

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania realiza, na próxima sexta-feira (10), o I Seminário Nacional dos Direitos das Vítimas de Violência. Com o desafio de debater os impactos da violência no DF, a Sejus também avaliará a situação das vítimas ocultas: os familiares abalados após tragédias; e formulará políticas públicas para tal gênero.

A Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência (Pró-Vítima), vinculada à Sejus, atua desde 2009 no amparo às vítimas. Foram contabilizados 5.027 atendimentos no ano de 2011, incluindo assistência psicológica às vítimas e/ou familiares, atendimentos da área do Serviço Social e jurídicos, ações judiciais acompanhadas pelo Pró-Vítima em andamento no 2º Juizado Especial de Competência Geral do Paranoá, demandas espontâneas e visitas domiciliares.

Ao todo, foram 1.904 atendimentos psicológicos, 1.693 jurídicos e 1.430 atendimentos sociais, durante o ano de 2011. Os números de atendimentos são distintos da quantidade dos processos abertos no ano de 2011. Isso significa que um processo aberto pode gerar vários atendimentos ao usuário e seus familiares.

Personagens emblemáticos - Diversas personalidades estarão presentes no seminário, como a escritora de novelas Glória Perez, que perdeu a filha Daniela Perez, assassinada em 1992 pelo ex-ator Guilherme de Pádua.

Jocélia Brandão, mãe da menina Miriam Brandão de cinco anos, sequestrada, morta e queimada em Belo Horizonte (MG), em dezembro de 1992, e Ary Friedenbach, pai da Liana Friedenbach, adolescente assassinada em São Paulo junto com o namorado Felipe Caffé, em novembro de 2003, também estarão presentes.

Serviço:
Evento: I Seminário Nacional dos Direitos das Vítimas de Violência
Local: Auditório Nereu Ramos – Câmara dos Deputados

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Notícias Justiça, Segurança e Cidadania Sejus realiza I Seminário Nacional dos Direitos das Vítimas de Violência