Casa Civil assina acordo de cooperação com governo do Rio

Medida permitirá a troca de soluções técnicas para centro de gestão integrada do Distrito Federal

Casa Civil
8 de Agosto de 2012 - 17:23

A Casa Civil do Distrito Federal firmou acordo de cooperação técnica com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) para a implantação do Centro de Gestão Integrada (CGI) do DF. O objetivo é permitir a troca de informações sobre soluções tecnológicas. “Vamos equipar o Distrito Federal com um complexo moderno e eficaz para monitorar as ações realizadas nas cidades. Dessa forma, poderemos dar mais eficiência aos serviços prestados à população”, afirma o secretário da Casa Civil, Swedenberger Barbosa.

A parceria entre o GDF e o Governo do Rio ocorrerá em vários níveis, com a prestação mútua de serviços entre as duas unidades da Federação. Se necessário, haverá treinamento dos servidores do Distrito Federal designados para atuar no CGI, mediante a promoção de cursos e treinamentos para especialização técnica ou a efetiva utilização em projetos específicos. É de responsabilidade das partes o intercâmbio tanto de recursos humanos como de informações e o aperfeiçoamento profissional dos servidores.

O acordo de cooperação técnica autoriza a troca de informações sobre o uso de ferramentas para o desenvolvimento de sistemas e aplicações, hardware, segurança da informação, business intelligent (BI) e convergência digital. Com isso, será possível prover a integração das redes de comunicações de dados necessários à realização de projetos comuns, bem como o intercâmbio de softwares e equipamentos necessários à realização dessas ações. Para a execução do acordo, tanto o Distrito Federal quanto o Rio de Janeiro fornecerão recursos humanos e materiais, arcando cada parte exclusivamente com as próprias despesas.

O acordo foi assinado pelo secretário Swedenberger Barbosa e pelo presidente do Proderj, Paulo Cesar Coelho Ferreira. A validade da parceria é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. O documento será publicado no Diário Oficial do Rio de Janeiro.

Centro – O Centro de Gestão Integrada permite aos órgãos de governo a coordenação de situações do cotidiano, como falta de luz, de água ou a ocorrência de acidentes ou catástrofes naturais. A identificação do problema é feita por câmeras ou agentes públicos. Uma vez identificados, os comandos para que o imprevisto seja contornado são centralizados – o que melhora o tempo de resposta ao cidadão. A Casa Civil do DF terá acesso aos softwares de gestão em uso nos centros de monitoramento do Governo e da Prefeitura do Rio de Janeiro para serem aplicados no Centro de Monitoramento do Distrito Federal. Tais sistemas de gestão poderão ser usados para áreas como educação e segurança pública, por exemplo.

Visita – No início de julho, uma comitiva do GDF formada pelos secretários da Casa Civil, de Planejamento, de Segurança Pública e de Educação foi ao Rio de Janeiro para conhecer o Centro de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Segurança Pública do RJ (Seseg-RJ). Os gestores também visitaram o Centro de Operações da Prefeitura do Rio e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj). A comitiva do DF foi recebida pelo subsecretário de Modernização Tecnológica, Edval de Oliveira, e pelo secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame. O Centro de Operações do Rio foi inaugurado em 2010 e integra 30 órgãos municipais. São mais de 700 câmeras espalhadas pela cidade e mais de 400 profissionais que fazem o monitoramento 24 horas.

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Notícias Informações Casa Civil assina acordo de cooperação com governo do Rio