GDF realiza melhorias em Brazlândia

Agnelo Queiroz inaugurou seis obras na cidade, entregou tratores e anunciou a revitalização do Balneário Veredinha, além da pavimentação da quadra 33 da Vila São José

Cinara Lima e Isaac Marra, da Agência Brasília
15 de Agosto de 2012 - 21:29
Foto: Roberto Barroso GDF realiza melhorias em Brazlândia

O governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do administrador regional de Brazlândia, Bolivar Rocha, inaugurou, nesta quarta-feira (15), uma escola para crianças de 3 a 5 anos, 8km de iluminação pública, três pontos de encontro comunitário (PECs) e uma praça em Brazlândia. O governador ainda entregou cinco tratores à administração regional e anunciou o atendimento de duas antigas reivindicações da comunidade: a revitalização do Balneário Veredinha, e o asfaltamento da Quadra 33 da Vila São José, que beneficiará aproximadamente 400 famílias.

Primeira obra inaugurada hoje, o Centro de Educação Infantil (CEI) nº 02 de Brazlândia já atende 330 crianças desde o final de julho. A unidade funciona em dois turnos – das 7h30 às 14h30 e das 10h30 às 17h30 – e fornece três refeições diárias em cada período. "Temos aqui ensino de altíssima qualidade em uma estrutura adequada para estimular os alunos. O ensino infantil é o começo da formação saudável de uma população para o seu desenvolvimento. Até 2014, queremos ter todas as crianças do DF de 0 a 5 anos no ensino infantil", destacou Agnelo Queiroz.

Com 12 salas de aula, todas com banheiros, parque infantil, casa de bonecas, brinquedoteca, jardim suspenso e um bosque com árvores frutíferas e espécies do cerrado, o CEI nº 2 possui ainda salas de vídeo e de descanso, além de um bloco para as atividades administrativas. A estrutura da nova escola, adaptada para crianças com deficiência, tem capacidade para receber até 440 alunos, e atende, com sobra, toda a demanda da comunidade de Brazlândia.

"Em Brazlândia, já atingimos o objetivo de colocar na escola todas as crianças de 4 a 5 anos. A partir do ano que vem, este centro de educação infantil passará a receber também crianças de dois anos", afirmou o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa.

Para o administrador regional de Brazlândia, Bolivar Rocha, a unidade demonstra o comprometimento do governo com a Educação. "A população de Brazlândia vive um momento especial tanto na educação quanto nas demais áreas de atuação do governo."

Estrutura – Na sequência de inaugurações, o governador entregou, no parque de serviços da administração regional, cinco tratores que serão utilizados na limpeza da cidade e da área rural, e na manutenção e abertura de estradas vicinais. O GDF investiu R$ 600 mil na aquisição das máquinas. “Com esse maquinário, a administração poderá trabalhar com mais qualidade e eficiência na área rural de Brazlândia, que tem 600 quilômetros de estradas rurais,” destacou Bolivar Rocha.

Brazlândia também recebeu mais três Pontos de Encontro Comunitário (PECs) - aparelhos de ginástica ao ar livre. Dois conjuntos de equipamentos foram instalados na Quadra 4 do Setor Sul, e o outro, no Setor Norte. Na Quadra 34 da Vila São José, o governador Agnelo Queiroz entregou uma praça à comunidade. A nova área de lazer tem anfiteatro, PEC, campo de grama sintética, parque infantil e mesa para jogos. “Esses equipamentos públicos permitem o acesso da comunidade à prática de esportes e, por consequência, proporcionam uma vida mais saudável aos moradores”, avaliou o administrador regional de Brazlândia.

Iluminação – A cidade ainda ganhou mais 8km de iluminação pública. Foram instalados 82 postes de 16 metros com duas pétalas luminosas. Em apenas um ano, o GDF investiu R$ 1 milhão na iluminação pública de Brazlândia. Este valor já inclui os $ 390 mil aplicados na obra inaugurada hoje, que beneficiará, principalmente, moradores das quadras 35/45 da Vila São José até a BR-080, e dos setores Veredas e Tradicional.

Participaram das inaugurações o deputado federal, Ronaldo Fonseca; o diretor-geral do Detran, José Alves Bezerra; o diretor-presidente da Adasa, Vinicius Benevides; o presidente da CEB, Rubem Fonseca; os secretários- adjuntos da Mulher, Valesca Leão; de Educação, Maria Luiza Fonseca do Valle; e de Administração Pública, Jacy Braga, além da coordenadora Regional de Ensino de Brazlândia, Márcia Gilda Moreira, entre outras autoridades.

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Notícias Obras GDF realiza melhorias em Brazlândia