Aviso
  • There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery Pro plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: media/k2/galleries/3208
Quarta, 22 Agosto 2012 18:43

Riacho Fundo 2, exemplo de limpeza e conservação

Ailane Silva, da Agência Brasília
Riacho Fundo 2, exemplo de limpeza e conservação Foto: Pedro Ventura

Na série de entrevistas semanais com administradores regionais, Geralda Godinho Sales enumera à AGÊNCIA BRASÍLIA as ações de urbanização, manutenção e limpeza da cidade

No cargo desde 1º de janeiro de 2011, a administradora regional do Riacho Fundo 2, Geralda Godinho Sales, conta que a cidade possui lixeiras para coleta seletiva de plástico, papel, vidro e material orgânico e que o recolhimento do lixo é feito diariamente. Por isso, possui o título de cidade mais limpa do Distrito Federal. Segundo ela, o Riacho Fundo 2 também ganhou cerca de 40 obras de infraestrutura e vem recebendo serviços de urbanização.

Qual a principal realização promovida na cidade durante a sua gestão?

Acredito que a inauguração de uma Agência do Trabalhador, em 1º de maio de 2012, Dia do Trabalhador, foi uma das ações mais importantes. O local onde ela funciona era uma construção abandonada há quatro anos, que abrigaria uma delegacia de polícia. Mas, pelo fato de a obra não atender aos padrões exigidos para uma delegacia, ficou parada. Agora, chegam a ser atendidas até 300 pessoas por dia em busca de oportunidades de emprego ou de fazer a Carteira de Trabalho e Previdência Social. A agência também promoverá cursos de capacitação. Essa é uma parceria com as secretarias de Trabalho e de Educação do Distrito Federal.

Como funciona o projeto Quadra Limpa?

Nós escolhemos uma quadra e passamos de 15 a 30 dias promovendo ações de limpeza e manutenção do espaço. Além disso, durante esse tempo, são realizadas orientações sobre coleta seletiva, palestras sobre como produzir sabão caseiro com óleo de cozinha usado, oficinas de reciclagem e atendimento odontológico com aplicação de flúor. Esse trabalho, já realizado em 21 quadras, pretende conscientizar a população sobre a conservação dos equipamentos públicos e a sustentabilidade. Paralelamente, instalamos 15 lixeiras com coletores seletivos de plástico, papel, vidro e lixo orgânico. Algumas associações já fazem a coleta seletiva, mas o trabalho ainda está sendo implantado. Também foram afixadas 30 placas indicativas de locais onde é proibido jogar lixo e entulho. Outro serviço é a retirada diária de entulho, que chega a somar 10 toneladas no fim do dia. Com todo esse trabalho, ganhamos o título de cidade mais limpa do DF.

Há incentivos para que a população tenha lazer e pratique esportes?

Várias obras são direcionadas para essa finalidade. A comunidade recebeu duas quadras poliesportivas e um campo de futebol de grama sintética, quatro Pontos de Encontro Comunitário (PECs), sete parques infantis e pista de skate. Além disso, 10 praças foram construídas - oito delas em becos antes utilizados para jogar lixo ou como atalho por motoristas. Hoje, esses locais estão limpos, urbanizados e oferecem lazer para a população. Fizemos ainda a reforma de quatro quadras poliesportivas e de 11 parques infantis. Também colocamos cobertura das quadras de esporte do Centro de Ensino Fundamental 1 e da Escola Classe 2 para proteger os estudantes do sol e da chuva.

Quais são os investimentos para a infraestrutura?

O Riacho Fundo 2 tinha muitos pontos escuros e, desde o ano passado, estamos fazendo um forte investimento para melhorar essa realidade. Só em 2011, cerca de R$ 300 mil foram aplicados na instalação de novos postes e luminárias. Este ano, serão mais R$ 340 mil. Outro grande avanço foi a construção de 10 mil metros de calçadas, a maior parte na ligação entre os setores norte, central e sul. Outra parcela foi construída com total acessibilidade na quadra destinada a pessoas com deficiência. Lá, rampas e piso tátil facilitam a locomoção dos pedestres. A comunidade também ganhou um posto policial da Polícia Militar e Restaurante Comunitário, o segundo mais frequentado do DF - cerca de 3 mil pessoas almoçam lá diariamente. Além disso, também foram urbanizadas duas rotatórias e houve o recuo de baias de ônibus.

Quais os próximos projetos?

Está em andamento a construção de mais de 13 mil unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha vida. Estes locais já recebem infraestrutura necessária para atender aos futuros moradores. Em 2013, está prevista a inauguração das obras do Veículo Leve sobre Pneus (VLP), que atenderá as comunidades do Riacho Fundo, Recanto das Emas, Conglomerados Agrourbanos de Brasília (CAUB) 1 e 2, Gama e outras regiões. Estamos trabalhando para ter campo oficial com gramado sintético, terminal rodoviário, centro semiolímpico e centro cultural, com cinema, teatro, biblioteca pública, entre outros equipamentos. Outra novidade para a população será a implantação da feira definitiva, hoje funcionando em espaço provisório. O projeto está em andamento e atenderá aos 66 feirantes que trabalham na cidade vendendo hortifrutigranjeiros, alimentação, vestuário, entre outros.

{gallery}3208{/gallery}
agenda governador
momento da copa
banner historia sucessos