Operação Cidade Limpa chega ao Riacho Fundo I

Na série de entrevistas semanais com administradores regionais, Adauto de Almeida Rodrigues fala à AGÊNCIA BRASÍLIA das próximas ações do governo no Riacho Fundo I

Ailane Silva, da Agência Brasília
28 de Fevereiro de 2013 - 11:23
Foto: Mary Leal Operação Cidade Limpa chega ao Riacho Fundo I

Empossado em 8 de janeiro de 2013, há pouco mais de um mês, o administrador Adauto de Almeida Rodrigues fala sobre seus planos para o Riacho Fundo I, que completa 23 anos no próximo dia 13. Segundo ele, todas as ações serão pautadas pela participação popular. Nos projetos, constam a reorganização da cidade e a recuperação de espaços já existentes. O segundo passo será executar novas obras, entre elas a restauração do Posto de Saúde da QN 9; a construção de uma passarela na DF-075, para ligar a Granja Modelo à Taguatinga, e a reforma da feira livre.

A programação de aniversário está sendo preparada e inclui torneios esportivos, atividades religiosas, shows, o tradicional bolo, desfile cívico e sessão solene na Câmara Legislativa da cidade. Para preparar o Riacho Fundo I para as comemorações, a Operação Cidade Limpa estará na cidade a partir da próxima segunda-feira (4) e promoverá, além da limpeza, operação tapa-buraco, poda de árvores, roçagem e manutenção de bueiros, entre outras ações.

Qual o foco da sua gestão?

Ela é pautada na participação popular. Por isso, estamos ouvindo o setor produtivo, a comunidade, bem como seus conselheiros e delegados, para investir prioritariamente por meio do orçamento participativo. Além disso, trabalhamos para reorganizar e recuperar os espaços e equipamentos públicos existentes. Nossa segunda meta é trazer mais investimento e novas obras para a cidade, com o apoio de todos os órgãos do Governo do Distrito Federal.

Como são atendidas as demandas dos moradores?

As solicitações são enviadas para a diretoria responsável na administração e, depois, encaminhadas ao órgão competente. Já temos propostas e projetos elaborados para reformar o Posto de Saúde da QN 9; construir uma passarela na DF-075, que ligará a Granja Modelo à Taguatinga; restaurar a feira livre, e ampliar o sistema de drenagem de águas pluviais.

Que ações tiveram início desde a sua posse?

Uma intervenção imediata foi ampliar o horário de funcionamento da biblioteca pública, que agora é das 8h às 22h, em dias de semana, e das 8h às 16h, aos sábados. Alojada em um prédio antigo, ela não atende as necessidades dos estudantes, por isso vamos transferi-la para um local adequado. Nós já temos um imóvel do GDF destinado à instalação da nova biblioteca. Ele será adaptado, conforme projeto arquitetônico em fase de elaboração. A previsão é que as obras comecem em março. Além disso, vamos aumentar o número de livros, adquirir novos computadores e instalar uma gibiteca.

O que será feito com a sede atual da biblioteca?

Ela vai abrigar o Conselho Tutelar, que terá espaço maior para realizar o atendimento à população. Por isso, a Secretaria de Estado da Criança enviou técnicos que avaliaram a estrutura e deram início ao projeto arquitetônico. Já no local onde hoje funciona o Conselho Tutelar, será instalado o Conselho Comunitário de Segurança, que está alojado provisoriamente na administração. Já temos recursos para executar a reforma, que começará neste primeiro semestre.

Que obras estão em andamento na cidade?

Uma creche, modelo Centro de Educação Infantil, está em construção e deve ser inaugurada, em breve, na QN 7. O local atenderá cerca de 300 crianças menores de 5 anos. Assim, enquanto trabalham, as mães poderão deixar os filhos em local que oferecerá refeição, educação e todo o acolhimento necessário.

Que medidas têm sido adotadas para melhorar a qualidade de vida dos moradores?

Temos a operação tapa-buraco, feita diariamente pela administração com equipamentos próprios. Além disso, em parceria com o Departamento de Trânsito, estamos revitalizando a sinalização das faixas de pedestre e a demarcação dos estacionamentos. Executamos, ainda, em parceria com a Secretaria de Saúde, ação para combater a dengue. Nós tiramos entulho das ruas, enquanto agentes da Vigilância Sanitária monitoram a cidade. A retirada do lixo é feita diariamente com três caminhões.

Como será comemorado o aniversário da cidade?

Estamos providenciando torneios esportivos, atividades religiosas, shows, o já tradicional bolo, desfile cívico e sessão solene na Câmara Legislativa do DF. O cronograma será divulgado em breve. Além disso, a Operação Cidade Limpa estará na cidade, a partir da próxima segunda-feira(4), para preparar o Riacho Fundo I para as comemorações. Haverá limpeza, operação tapa-buraco, poda de árvores, roçagem e manutenção de bueiros. A ação será realizada em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Serviço de Limpeza Urbana, Companhia Energética de Brasília, entre outros órgãos do GDF.

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Notícias Entrevista Operação Cidade Limpa chega ao Riacho Fundo I