Sexta, 12 Julho 2013 09:55

Ambulatório do Viajante no HRAN faz mais de mil atendimentos

Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde
Ambulatório do Viajante no HRAN faz mais de mil atendimentos Foto:Mary Leal-16/08/2012

Objetivo da unidade é prevenir a ocorrência de doenças infecciosas em brasileiros que viajam para o exterior

BRASÍLIA (12/7/13) – O Ambulatório do Viajante, unidade no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) que previne doenças em brasileiros que viajam para o exterior, realizou mais de mil atendimentos desde o seu funcionamento, em outubro de 2010 – uma média de seis a sete viajantes por dia.

“Temos como objetivo central prevenir a ocorrência de doenças infecciosas em viajantes brasileiros para o exterior e, com isso, limitar a possível importação de novas ou antigas doenças”, afirmou o médico sanitarista e epidemiologista Luiz Fernando Carvalho.

De acordo com ele, o Ambulatório do Viajante também atende quem faz viagens domésticas, principalmente, quando o destino é uma área do país reconhecida como de alto risco.

O diretor do HRAN, Valdir Nunes, enfatizou a necessidade de todo brasileiro, ao programar uma viagem para o exterior, agendar consulta no Ambulatório do Viajante, para tomar as vacinas indicadas: “A prevenção ainda é o melhor método para evitar a disseminação de doenças”, ressaltou.

O foco são as doenças infecciosas evitáveis por vacinas, como sarampo, rubéola, caxumba, tétano, febre amarela, difteria, tuberculose, hepatite A, hepatite B, meningite meningocócica e febre tifoide.

Também há as doenças contra as quais não existe vacina e sim recursos para evitá-las, como as transmitidas por mosquito (malária, dengue, leishmaniose).

ATENDIMENTO - Realizado por dois médicos sanitaristas, o atendimento funciona de segunda a sexta, das 8h ao meio-dia, e das 14h às 17h.

A marcação de consultas no Ambulatório do Viajante pode ser feita pelo telefone 3325-4362 ou pessoalmente na unidade, e recomenda-se ao viajante levar o cartão de vacina.

(L.C/T.V)

agenda governador
momento da copa
banner historia sucessos