Mobilização coletiva

Secretário de Transporte, José Walter Vazquez Filho, destaca atuação firme do GDF na área de mobilidade urbana

24 de Abril de 2012 - 18:11
Mobilização coletiva

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O secretário de Transporte, José Walter Vazquez Filho, estava entre os presentes à solenidade de lançamento do PAC da Mobilidade, nesta terça-feira (24), no Palácio do Planalto. Ao lado do governador Agnelo Queiroz e da primeira-dama, Ilza Queiroz, ele recebeu a notícia de que três projetos do Distrito Federal foram contemplados pelo programa com R$ 2,2 bilhões.

Em entrevista à AGÊNCIA BRASÍLIA, o secretário explica a importância do PAC da Mobilidade para o GDF e detalha a aplicação do recurso do governo federal.

Qual a importância do PAC da Mobilidade para o GDF?

É fundamental que se entenda que esta conquista foi uma construção coletiva. Primeiro, o Executivo mandou um projeto de lei para a Câmara Legislativa e conseguiu aprovar, em tempo recorde, o Plano Diretor de Transporte Urbano. Se Brasília não tivesse Plano Diretor de Transporte Urbano, não teria PAC Mobilidade. Há um ano, nós o aprovamos.

Como será a aplicação dos R$ 2,2 bilhões?

Os detalhamentos ainda estão sendo feitos pelo Ministério das Cidades. O importante é que com a verba vai ser possível ampliar o metrô, dobrar sua capacidade de passageiros com cinco novas estações e modernizar o sistema de comunicação. Nós vamos concluir o corredor da Linha Amarela, que é o Expresso DF, e a Linha Verde, com a expansão em parte do Plano Piloto.

Quando o Expresso DF fica pronto?

O Expresso DF fica pronto em 18 meses, a partir de dezembro. Prevemos concluí-lo até julho do próximo ano. No caso da saída da Linha Verde, a previsão é de dezoito meses após a conclusão da licitação. Nós estamos com o projeto pronto, devemos assinar o contrato e submetê-lo à Caixa Econômica. Feito esse processo burocrático, em 18 meses estará pronto.

A presidenta Dilma Rousseff pediu prioridade para as obras do metrô em todos os estados. Há garantia de que o do Distrito Federal vai ser finalizado com a verba disponibilizada pelo governo federal?

Em primeiro lugar, o metrô vai ser modernizado. Nós vamos finalizar o tronco de Samambaia e de Ceilândia e começaremos a entrar na Asa Norte. Contratamos o projeto de conclusão do metrô, que fará uma nova linha, que irá do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) até a Cidade Digital.

Quando essas obras podem ficar prontas?

A obra de expansão de Ceilândia e de Samambaia deve ficar pronta até a Copa do Mundo. Já no caso da Asa Norte, é um projeto de longo prazo, pois não está previsto neste financiamento.

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Notícias Informações Mobilização coletiva