Fale com o governo
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal

Criado em 18/01/16 às 16h33 | Atualizado em 29/10/18 às 11h25

Trilhas do jardim Botânico

Foto: Dênio Simôes/Agência Brasília

Foto: Dênio Simôes/Agência Brasília

 

 

A área do Jardim Botânico de Brasília é recortada por trilhas de diferentes características, as quais o visitante é convidado a explorar. O circuito de trilhas é voltado a diversos tipos de público, desenhadas de acordo com a atividade desenvolvida, distância percorrida, grau de dificuldade, infraestrutura, modos e instrumentos para deslocamento.

 

Além da área do JBB, existem três unidades de conservação fronteiriças,  que totalizam mais de 10.000 hectares de Cerrado, composto por vegetação nativa e fauna. Encontros com animais silvestres do Cerrado são constantes.

 

Visitantes podem usufruir de agradáveis momentos de contemplação da natureza, observando a sinalização e respeitando sempre as orientações necessárias ao seu bem-estar, conforto e proteção. Para evitar acidentes, algumas recomendações se fazem necessárias:

 

  • Para as caminhadas nas trilhas, use tênis, boné, água e protetor solar;
  • Observe sempre o local antes de colocar seus pertences, sentar ou deitar, a fim de evitar picadas de formigas, cupins, abelhas, aranhas ou escorpiões;
  • Ao caminhar sozinho (a), confira se o celular está carregado. Caso necessite de ajuda, terá como se comunicar;
  • Se avistar uma cobra, não tente tocá-la nem afastá-la usando qualquer tipo de objeto; afaste-se sem fazer movimentos bruscos.

 

Trilhas JBB

 

Trilha Mater

Trilha asfaltada que começa na portaria principal, passa por uma mata seca, pelo Cerrado denso, chega ao Centro de Visitantes, e em sequência passa pelo Anfiteatro e retorna à Portaria Principal, margeada pelo Cerrado denso. A vegetação possui ampla identificação botânica, proporcionando visitação autoguiada.

Extensão: 4.4 km.

Grau de dificuldade: fácil.

Banheiro: não há.

Observar: Pedestres, ciclistas e motoristas dividem espaço.

 

 

Trilha Labiata

Criada em 2009 para facilitar o acesso à Escola de Administração Fazendária – ESAF, essa trilha leva o nome da orquídea Cattleya Labiat, natural da Mata Atlântica. Nesta pequena trilha de mata seca, pode-se encontrar diversos exemplares desta orquídea, introduzidos ao longo do caminho. A espécie foi salva da ameaça de extinção com ajuda do laboratório e do banco de germoplasma do JBB, que produziu 100.000 plantas in vitro e a disseminou pelo Distrito Federal.

Extensão: 3 km.

Grau de dificuldade: fácil.

Banheiro: não há.

Observar: Encontros com animais silvestres.

 

 

Trilha Ecológica

Aberta no meio do Cerrado, a trilha estimula a interpretação e o visitante tem a oportunidade de verificar a complexidade e a grandeza de diversidade vegetal da região. Passa por diversos tipos fisionômicos como o Cerrado denso, Cerrado sentido restrito, Campo Limpo, Campo Sujo e Mata de Galeria, onde há uma das nascentes do Córrego Cabeça de Veado, importante manancial de abastecimento hídrico de Brasília. Em seu último trecho abriga a trilha da Fauna, propícia a conhecer as características de alguns animais do Cerrado. Com bastante atenção, e um pouco de sorte, pode-se avistar um tamanduá, tatu ou outro representante da nossa fauna.

Distância: 3,5 km.

Grau de dificuldade: médio

Banheiro: não há.

Observar: Encontro com animais silvestres.

Mapa do Site Dúvidas frequentes