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Criado em 22/09/17 às 14h28 | Atualizado em 3/07/24 às 11h05

Perguntas e Respostas – BRB Mobilidade

O Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do Distrito Federal foi transferido para o Banco de Brasília (BRB), após extinção do DFTrans, conforme previsto na Lei nº 6.334/2019.

Desde novembro de 2019, o BRB faz o processamento do Sistema e é responsável pelo cadastramento dos usuários, pela emissão de cartões, do controle de carga, da recarga e uso dos créditos e acessos, além de mais de 120 pontos de atendimento distribuídos em todo o Distrito Federal.

Por meio do app BRB Mobilidade – disponível nas lojas IOS e Android – é possível fazer a consulta de saldos, extratos e pagamento de recarga via boleto.

Os passageiros também contam com a Central de Atendimento do BRB Mobilidade, pelo número 61 3120-9500 (de 2ª a 6ª, das 7 às 19h) para dúvidas, sugestões e reclamações.

O que é integração? Qual o benefício que ela traz para o usuário?
A integração tarifária consiste em proporcionar desconto na tarifa aos usuários que realizarem viagens utilizando um ou mais modais de transporte. O usuário pode fazer até três viagens no mesmo sentido em período de três horas, pagando uma tarifa única total de R$ 5,50. O benefício vale entre qualquer tipo de ônibus do sistema e o metrô. A integração é realizada diretamente no sistema de leitura dos cartões.

Quais são os tipos de bilhetagem e a quem se destinam?
Veja a quem cada cartão se destina:

Cartão Mobilidade – este cartão é destinado a TODOS os usuários do transporte público do DF (ônibus e metrô) que já utilizam ou querem utilizar o sistema de integração e com ele garantir mais agilidade, segurança e economia de recursos.

Como adquirir o cartão?
Você pode realizar seu pré-cadastro do cartão “Mobilidade” por meio do link  e apenas buscar o cartão físico em um dos postos BRB Mobilidade que realizam a 1ª via do Cartão Mobilidade – consulte a lista de postos aqui. O cadastro é rápido: só precisa do RG e CPF. Não se esqueça de levar seu documento de identificação com foto para retirada.

Cartão Vale Transporte – O vale-transporte é um benefício assegurado pela lei nº 7.418, por meio do qual o empregador antecipa o valor gasto para o deslocamento do empregado no trajeto residência-trabalho-residência.  O valor geralmente é custeado entre empregador e empregado e o uso do benefício é exclusivo para o deslocamento de casa até o local de trabalho e vice-versa.

Como adquirir o cartão?
O cadastro para obtenção do Cartão Vale-Transporte deve ser realizado por meio do sistema Web Commerce. Primeiramente, a empresa realiza seu cadastro e depois cadastra seus colaboradores.
Para mais informações, acesse https://mobilidade.brb.com.br/mobilidade/cartao/vale-transporte.html

Cartão Estudantil – O Cartão Estudantil provê o benefício do Passe Livre Estudantil, possibilitando o deslocamento gratuito dos alunos das instituições de ensino públicas e privadas do Distrito Federal no Sistema de Transporte Público do Distrito Federal

Como obter o benefício?
O cadastro para obtenção do Cartão Estudantil pode ser realizado por meio digital no link, evitando o deslocamento até um posto BRB Mobilidade. O cadastro é simples e rápido. Também há a opção de solicitar o cadastro nos postos BRB Mobilidade especializados em atendimento aos serviços do Cartão Estudantil.

Para mais informações, acesse https://mobilidade.brb.com.br/mobilidade/cartao/estudantil.html

Cartão Especial – O Cartão Especial é um benefício concedido às pessoas com insuficiência renal e cardíaca crônica, portadores de câncer, de vírus HIV, de anemias congênitas (falciforme e talassemia) e coagulatórias congênitas (hemofilia) e às pessoas com deficiência física, sensorial ou mental nas condições relacionadas em legislação específica. Assim, permite às pessoas com as condições especificadas deslocamento gratuito nos veículos do Sistema de Transporte Público do Distrito Federal. Os requisitos necessários para obter o Cartão Especial são: ser morador do Distrito Federal, possuir deficiência/condição contemplada pela legislação do Passe Livre Especial e renda per capta de até 3 salários-mínimos.

Como obter o benefício?
O cadastro para obtenção do Cartão Especial pode ser realizado por meio digital no sistema web Passe Livre, evitando o deslocamento até um posto BRB Mobilidade. O cadastro é simples e rápido. Há também a opção de atendimento para realizar o cadastro no posto BRB Mobilidade da Estação do Metrô da 112 sul, especializado em atendimento aos serviços do Cartão Especial.

Para mais informações, acesse https://mobilidade.brb.com.br/mobilidade/cartao/especial.html

Cartão Criança – O Cartão Criança é um meio de facilitar o acesso dos menores de idade, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, ao transporte público coletivo do Distrito Federal, no momento de transpor a roleta.

Como obter o benefício?

O cadastro para obtenção do cartão Criança pode ser realizado por meio digital no site mobilidade.brb.com.br, na página exclusiva do cartão criança, evitando o deslocamento até um posto do BRB Mobilidade.

Para mais informações, acesse https://mobilidade.brb.com.br/mobilidade/cartao/crianca.html

Cartão Sênior – O Cartão Sênior é um meio de facilitar o acesso de pessoas idosas a partir dos 65 anos, ao transporte público coletivo do Distrito Federal. A utilização do cartão é facultativa, pois o embarque de pessoas idosas mediante apresentação de documento oficial com foto continua sendo permitido.

Como obter o benefício?
O cadastro para obtenção do Cartão Sênior pode ser realizado por meio digital no link https://mobilidade.brb.com.br/passelivre/idoso/index.xhtml, evitando o deslocamento até um posto BRB Mobilidade.
O cadastro é simples e rápido. Também há a opção de solicitar o cadastro nos postos BRB Mobilidade especializados em atendimento aos serviços do Cartão Sênior.

Para mais informações, acesse https://mobilidade.brb.com.br/mobilidade/sobre-o-seu-cadasreo/senior.html

Caso eu perca meu cartão, como procedo com o bloqueio?

Basta clicar em https://mobilidade.brb.com.br/GestaoSBA/solicitarBloqueioCartao e solicitar o bloqueio do seu cartão. Seus créditos, até a validação do bloqueio no sistema serão preservados e poderão ser associados à sua segunda via do cartão.

 

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