Consiste no atendimento de ocorrências policiais em situações de emergência em decorrência de informações repassadas pessoalmente ao policial ou por ligação telefônica para o posto policial, batalhão de Polícia Militar ou à Central Integrada de Atendimento e Despacho de Emergência (CIADE), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Paz Social – SSPPS, pelo número 190, que é responsável pelo registro das solicitações e acionamento de policiais militares para o atendimento.
Em qualquer contato com a Polícia Militar ou a CIADE, é interessante que o cidadão informe o máximo de informações que dispuser sobre o fato, local, vítima, suspeito, etc., que poderão facilitar a ação policial.
Prazos: A partir do acionamento da Polícia Militar por meio da Central de emergência 190, a média de tempo para o atendimento de ocorrências policiais é de 12 minutos, podendo variar para mais ou para menos por diversos fatores, como o volume de ocorrências comunicadas no mesmo instante, condições do clima e do trânsito das vias públicas, dificuldade de acesso ao local da ocorrência e priorização de atendimento em razão da gravidade do fato.
Onde solicitar: Qualquer posto policial, Batalhão de Polícia Militar, viaturas ou policiamento mais próximo. Para encontrar o endereço do Batalhão mais próximo acesse o site.
Como solicitar
Pessoalmente: por meio da comunicação do fato nos postos policiais, batalhões de polícia, policiais em viaturas ou equipe policial militar mais próxima.
Por telefone: por meio do número 190.