Fale com o governo

Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (Honestino Guimarães)

 

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

 

Localizado na Esplanada dos Ministérios o Museu Nacional foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Sua edificação de caráter monumental possui formato semiesférico, com a cúpula medindo 25 metros de raio, tendo a base 35,55 metros de raio, e 26,25 metros de altura. Sua área total é de 15.000m2 (metros quadrados). O Museu e a Biblioteca Nacional de Brasília compõem o Conjunto Cultural da República, localizado no Setor Cultural Sul, situado entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Tendo recebido um público estimado em 970 mil visitantes em 2014, o Museu nacional tem sido um fomentador da economia da cultura, por meio da realização das inúmeras exposições temporárias nacionais e internacionais, seminários, workshops, mostras de filmes, festivais de teatro e várias outras atividades de caráter cultural e social.
Visita guiada: sim, mediante agendamento prévio.
Acessibilidade: banheiros, elevadores e sinalização das salas em braile. A praça do Conjunto Cultural tem piso tátil.

EXPOSIÇÕES: O Museu apresenta exposições temporárias nacionais e internacionais, assim como exposições de médio e grande porte, temporárias, do acervo próprio do Museu.

BIBLIOTECA

Endereço: Setor Cultural Sul, Lote 2 Esplanada dos Ministérios
Telefones: (61) 3325-5220/3325-6410
E-mail: museunacional@gmail.com

Horário de atendimento: terça a domingo e feriados: das 9h às 18h30.
Obs.: O Museu não abre nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, ou em feriados com grandes eventos na Esplanada dos Ministérios.

Entrada: gratuita

 

Mapa do Site Dúvidas frequentes