Fale com o governo

Museu Vivo da Memória Candanga

Foto: Toninho tavares/Agência Brasília

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Abrigado em sítio histórico – Berço da Construção de Brasília – nas instalações do antigo Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira, único testemunho preservado dos acampamentos pioneiros, da época da construção da nossa capital, o Museu Vivo da Memória Candanga, com o tombamento permanente homologado em 2015, como Patrimônio Histórico e Cultural Nacional, conta com: Exposições Permanentes, Salas para Exposições Temporárias, Espaços de encontro de artesãos, Auditório, Bosque, Parquinho e as “Oficinas do Saber Fazer”, que, com a incumbência de registrar, difundir e recriar os saberes e modos de vidas diversos dos que aqui se encontraram para construir a cidade, oferece oficinas de artesanato e arte popular para a comunidade. Esse é o conceito de um Museu Vivo.

Visita guiada: sim, mediante agendamento prévio para escolas e grupos.
Horário de funcionamento: Fechado (provisoriamente, enquanto durar a pandemia).
Acessibilidade: sim
EXPOSIÇÃO PERMANENTE: “Poeira, Lona e Concreto” narra a história de Brasília desde os primórdios de sua construção até sua inauguração, em 1960. Conta com fotos de Mário Moreira Fontenelle, que foi o primeiro fotógrafo oficial de Brasília, e dos fotógrafos Peter Scheir e Joaquim Paiva. Apresenta ainda ambientações do Brasília Palace Hotel e do Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira.

“O CERRADO DE PAU DE PEDRO” – Exposição sobre o trabalho de Pedro de Oliveira e Barros, Seu Pedro, artista popular da região falecido em 2005. Peças de madeira feitas com madeiras recolhidas no cerrado.

“OS MUITOS MESTRES QUE ENRIQUECEM NOSSAS VIDAS” – Exposição de artesanato e arte popular, com alguns mestres da região.
Oficinas do Saber Fazer: Cursos de formação de artesanato e arte popular, nas áreas de tecelagem, cerâmica, madeira, papel, etc. Têm a incumbência de registrar, difundir e recriar os saberes e modos de vida diversos da comunidade.
Endereço: Via EPIA Sul, SPMS, Lote D – Núcleo Bandeirante – DF

Horário de atendimento: segunda a sábado, das 9h às 17h