Fale com o governo

Roda de Conversa


Descrição

Com o objetivo de realizar uma gestão democrática e colaborativa, o Governo de Brasília criou alguns instrumentos de participação popular direta, como a Roda de Conversa. Trata-se do encontro do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e dos gestores públicos com a população. A iniciativa é uma importante ação de diálogo e interação com a comunidade, que tem espaço para apresentar as necessidades de demandas de cada região diretamente ao governador, aos secretários e administradores regionais.

 

Mais do que um encontro entre poder público e sociedade civil, a Roda de Conversa é um espaço de concertação social, onde as sugestões da comunidade são de extrema importância para o planejamento das ações de governo. O nosso principal objetivo é fazer com que os projetos para Brasília e suas regiões sejam construídos com base no diálogo e anseios da população.

 

Na Roda de Conversa, o governador Rodrigo Rollemberg fala diretamente com a população sobre as questões que envolvem uma região administrativa ou um tema geral. O objetivo é identificar problemas que podem ser resolvidos com a articulação entre os setores do governo – incluindo secretarias, administração e empresas – e a sociedade civil. Para garantir que todos tenham a mesma oportunidade de participar, a população se inscreve para um sorteio, feito durante a ação pelo próprio governador. Quem não é sorteado também pode deixar cadastrada a pergunta, que entra na lista de prioridades do governo e recebe uma resposta da equipe sobre os encaminhamentos

COMO TER ACESSO

Atendimento

Ao chegar ao espaço indicado para a realização da Roda de Conversa, o participante é orientado sobre a metodologia da ação. A metodologia para participação é bem simples: há a possibilidade de se cadastrar apenas para o sorteio que garante fala direta ao governador ou o interessado pode deixar sua solicitação registrada para encaminhamento e resolução.


Forma de acesso

A Roda de Conversa é um espaço democrático e de debate propositivo. Qualquer pessoa interessada em colaborar na construção de iniciativas que objetivem o desenvolvimento da cidade, além da melhoria da qualidade de vida da população, é bem vida a esse espaço de diálogo. Para participar, o interessado deve se dirigir ao local escolhido para a ação, na data e horário indicados. As Rodas de Conversa são divulgadas nas regiões onde acontecem o evento, bem como nas redes sociais e site do Governo de Brasília. O nosso objetivo é garantir a participação de todos!


Etapas

Mobilização social para a Roda de Conversa

1
Escolha da região que receberá a edição da Roda de Conversa;
2
Levantamento de dados, por meio de conversas com a administração local e moradores;
3
Aproximação do Governo com a população, por meio de reuniões de mobilização com lideranças comunitárias e sociedade civil.

 

Realização da Roda de Conversa

1
Cadastramento das pessoas interessadas em participar do sorteio para fala direta ao governador; cadastro das solicitações para encaminhamento aos órgãos responsáveis;
2
Abertura do evento com apresentações culturais locais;
3
Explicação, ao público geral, sobre a metodologia da atividade;
4
Fala inicial do governador e autoridades locais;
5
Sorteio dos participantes que farão perguntas. O governador sorteia os interlocutores e responde a cada questionamento apresentado;
6
Encerramento e considerações finais.

AGENDA

2015

 

Candangolândia 2 de junho Quadra esportiva do Centro de Lazer Parque do Bosque, Rua dos Transportes
Itapoã 25 de junho Quadra poliesportiva, quadra 61, conjunto D, Setor Del Lago
Recanto das Emas 31 de julho  Quadra esportiva “Tatuzão”, Centro Urbano

 

 

2016

 

São Sebastião 10 de março Vila Olímpica, Quadra 2, Área Especial, Bairro São Bartolomeu
Águas Claras 28 de abril Ginásio do Colégio La Salle, Quadra 301, Águas Claras
Brazlândia 9 de junho Galpão de Múltiplas Funções (Feirinha da Vila São José), entre as quadras 37 e 47 – Avenida Central da Vila São José.
Riacho Fundo II 14 de julho Quadra Esportiva da QN 14D, ao lado da Escola Classe nº 2
Planaltina 25 de agosto Restaurante Comunitário de Planaltina — Setor Recreativo e Cultural (ao lado do Centro Olímpico e Paralímpico)
Núcleo Bandeirante 22 de setembro Salão Comunitário — entre o Ginásio de Esportes e a Feira Permanente

EDIÇÕES

Candangolândia
Itapoã 
Recanto das Emas
São Sebastião
Águas Claras
Brazlândia 
Riacho Fundo II
Planaltina
Núcleo Bandeirante

Mapa do Site Dúvidas frequentes